21 de julho de 2022 • Exposições

Exposição: Menos e Mais de Juçara Costa

De 21 de julho a 21 de agosto de 2022, o Cine Theatro Brasil Vallourec recebe a exposição “Menos e Mais”, da artista mineira Juçara Costa.

 

Com mais de 40 anos de carreira, Juçara Costa participou de diversas exposições individuais, coletivas e salões em várias partes do Brasil e do exterior. Recebeu prêmios como atriz e como artista plástica, a exemplo do “Salão da Marinha de Pintura”, em Brasília, prêmio “Salão de Arte Mítica”, em Governador Valadares, prêmio “Salão do Carnaval”, em Montes Claros, prêmio “melhor atriz coadjuvante” com a peça “Me aperta…te aperta…te espeta?”, espetáculo que representou Minas Gerais no  “Projeto Mambembão”.

Com técnicas transgressoras, a artista cria por meio do que chama de “descaminho”. Em suas reflexões acerca da pandemia, Juçara traz em sua exposição “Menos e Mais”  o contraponto entre os “mais” dos quais tivemos que abrir mão e os “menos” aos quais precisamos dar mais valor.

Para ela, menos E mais faz mais sentido do que o menos É mais: o junto é o que realmente faz acontecer.

A arte de Juçara reflete seguramente o registro da integração de sua obra com um trabalho espiritual profundo e sólido, que marcou suas fases artísticas como nas catedrais, nas mandalas, nos labirintos, nos bambus, e nas marcantes figuras do xamanismo. A energia que move seu trabalho está integrada numa egrégora de grupos que, nos últimos anos, têm se formado no com meditações, oficinas terapêuticas, e workshops de desenvolvimento pessoal.

“Juçara Costa encanta pela originalidade ímpar de seu fazer artístico, abarcando amplos campos de expressividade, sejam eles o rigor de uma cena ou a inesperada liberdade jamais esgotável do traço no desenho bordado.
Das catedrais abertas, como convite a outros planos de entendimento, à ilustração acompanhada do texto aguçado de humor e sinceridade, revela-se uma inteligência que simplesmente transpira engenho.
No além de todas as cores, na proposição singular do menos que é sempre muito mais, o que salta em suas obras é tão somente essa pequena palavra, portadora de significados imensos: poiesis”

Ângelo Campos – Filósofo, psicanalista, professor

 

Visite a exposição:

De 21/07/22 a 21/08/22
Quinta a Domingo | 10h às 18h
Cine Theatro Brasil Vallourec | 5º andar

 

 

A exposição “Menos e Mais” de Juçara Costa é apresentada pelo Ministério do Turismo e Vallourec.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *