27 de outubro de 2021 • Mostra de Cinema

“Das páginas para as telas” é o último Ciclo do Box Cine Brasil em 2021

O que se perde e o que se ganha quando um grupo de cineastas decide adaptar um livro? Como fica a questão da autoria nesse processo? O cinema é mesmo uma arte extensiva; desde o início atraiu para si tantos outros meios de expressão cultural.

Pensando nisso, para encerrar a edição de 2021 do Box Cine Brasil, nós iremos disponibilizar, semanalmente, adaptações cinematográficas clássicas. Na programação, você poderá assistir filmes inspirados pelas páginas de grandes nomes como Oscar Wilde, Jane Austen e Charles Dickens poderão ser contemplados, gratuitamente, no site do centro cultural.

Todas as segundas-feiras um novo filme será disponibilizado gratuitamente aqui no site, e ficará disponível por uma semana. A nova temporada conta com oito filmes, sendo o último deles um especial de Natal. Além disso, para alcançar o propósito de ampliar a reflexão sobre a sétima arte, junto aos filmes, um conjunto exclusivo de vídeos, gravados com especialistas, será disponibilizado gratuitamente no canal “Cine Theatro Brasil Vallourec” no YouTube – trata-se de um material complementar, capaz de fortalecer o diálogo entre o cinema e os espectadores.

A curadoria da mostra é realizada por Rodrigo Azevedo, com produção de Gabriela Barbosa e apoio do designer Diego Reis e da plataforma Coioteflix, composta por Bruno Paiva e Thiago Santos. Patrocínio: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultural, Instituto Unimed-BH, Vallourec. Realização: Cine Theatro Brasil Vallourec.

Confira a programação completa a seguir:

Ciclo 4 – Das páginas para as telas

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz | Ano: 1939 | Direção: Victor Fleming)
Disponível de 01 de novembro até 07 de novembro.

SINOPSE: Quando um tornado atinge o Kansas, Dorothy Gale e seu cachorro, Toto, são levados para a mágica Terra de Oz. Eles seguem a Estrada dos Tijolos Amarelos em direção à Cidade das Esmeraldas para encontrar o Mágico e, no caminho, encontram um Espantalho que deseja um cérebro, um Homem de Lata que deseja um coração e um Leão Covarde que deseja coragem.

 

 

O Lobo do Mar (The Sea Wolf | Ano: 1941 | Direção: Michael Curtiz)
Disponível de 08 de novembro até 14 de novembro.

SINOPSE: Depois de serem retirados do mar por um marinheiro, três fugitivos encontram-se prisioneiros do brutal capitão do navio, que se recusa a colocá-los em terra.

 

 

 

 


Pacto de Sangue
(Double Indemnity | Ano: 1944 | Direção: Billy Wilder)
Disponível de 15 de novembro até 21 de novembro.

SINOPSE: Um agente de seguros se deixa convencer de um esquema de assassinato e fraude, o que desperta a suspeita de um investigador.

 

 

 

Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice | Ano: 1940 | Direção: Robert Z. Leonard)
Disponível de 22 de novembro até 28 de novembro.

SINOPSE: A chegada de solteiros ricos à cidade causa alvoroço quando famílias com filhas solteiras procuram agressivamente noivados, incluindo a família Bennet, com cinco filhas elegíveis.

 

 

 


Grandes Esperanças
(Great Expectations | Ano: 1946 | Direção: David Lean)
Disponível de 29 de novembro até 05 de dezembro.

SINOPSE: O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a à fria Estella.

 

 

 

O Retrato de Dorian Gray (The Picture of Dorian Gray | Ano: 1945 | Direção: Albert Lewin)
Disponível de 06 de dezembro até 12 de dezembro.

SINOPSE: Um jovem corrupto de alguma forma retém sua beleza juvenil, mas uma pintura especial revela gradualmente sua fealdade interior a todos.

 

 

 

 


O Terceiro Homem
(The Third Man | Ano: 1949 – Direção: Carol Reed)
Disponível de 13 de dezembro até 19 de dezembro.

SINOPSE: Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.

 


Especial de Natal: A Felicidade Não se Compra
(It’s a Wonderful Life | Ano: 1946 – Direção: Frank Capra)
Disponível de 20 de dezembro até 26 de dezembro.

SINOPSE: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *