Terraço Brasil
Curso
12 de Outubro

Oficina Teatral “A Alma da Lista de Esperanças”, com Clarice Niskier

Formação | 16 anos | 9h de oficina

Oficina Teatral “A alma da lista de esperanças”, com Clarice Niskier
Sábado, 12 de outubro das 8h às 18h

VALOR – R$30
Clique aqui e compre seu ingresso!

A atriz Clarice Niskier vem desenvolvendo há anos um trabalho autoral no teatro. Sua visão cênica tem resultado na montagem de vários monólogos. “Buda” ( texto de Clarice Niskier, direção Domingos Oliveira), “A Alma Imoral” (adaptação de Clarice Niskier do livro homônimo de Nilton Bonder, supervisão de direção Amir Haddad), “A Lista” ( texto de Jennifer Tremblay, direção Amir Haddad) e o mais recente, “A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong” ( texto de Clarice Niskier, inspirado na obra poética e musical de Zeca Baleiro, supervisão de direção Amir Haddad). Todos (com exceção de Buda) estão em atividade.

Clarice e Amir trabalham juntos desde 2005 quando começaram os ensaios da peça A Alma Imoral, que estreou em junho de 2006 no Rio de Janeiro e segue em cartaz, ininterruptamente, há 13 anos. Em 1986, já tinham trabalhado juntos no musical Faces, quando Clarice atuou ao lado de outros atores. “Nunca mais esqueci o Amir”, lembra a atriz. “Quando estava adaptando para o teatro o livro A Alma Imoral, do rabino Nilton Bonder, nos reencontramos por acaso num teatro. Senti vontade de ler para ele o texto que eu estava construindo. Queria ouvir sua opinião e entender como era o trabalho de supervisão de direção que ele desenvolvia. Bastou um encontro, nunca mais nos desgrudamos”.
A Oficina “A alma da lista de esperanças”, vai falar sobre essa parceria e propor uma vivência cênica, com dança, música e textos. Uma oficina para estimular os atores a criarem suas próprias cenas, revelarem suas visões de mundo, e darem início, quem sabe, a projetos teatrais ligados a seus desejos mais autênticos.

O nome da Oficina é inspirado nos três monólogos que a atriz desenvolve com o diretor: A Alma Imoral, A Lista, e A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong.

No primeiro bloco, Clarice Niskier falará sobre seu trabalho e o que mudou a partir do reencontro com Amir Haddad, que há mais de 40 anos dirige o Grupo Tá Na Rua, no Rio de Janeiro, encenando espetáculos de rua. Temas como a liberdade, a opinião dos atores sobre o seu ofício, a sociedade e o teatro, relações de poder, relações afetivas, apresentações ao ar livre, apresentações em espaços fechados – semelhanças e diferenças, terão destaque. Clarice levará um vídeo com depoimento de Amir sobre o ofício do ator. E falará também, claro, do processo da peça A Alma Imoral; sobre os ensaios da peça A Lista, que estreou em São Paulo, em 2014; e do processo de criação do texto A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong.

Haverá uma pausa para o almoço. Esperamos que o almoço seja coletivo para que o papo continue rolando…

No segundo bloco Clarice e Carlos Pereira, assistente que está com a atriz em todos os trabalhos, darão início às danças, com músicas pré-selecionadas por eles e por Amir. Os atores poderão perceber como o movimento corporal espontâneo trazem à tona sentimentos que esclarecem as cenas, promovem insights, entendimentos, e abrem afetos represados. Depois, cada ator ou cada grupo de atores escreverá um pequeno texto a partir do que vivenciou. O teatro se faz sonhado, suado, se revela sem truques, com alma, pois é na experiencia de sentir sua presença real que o ator expressa a beleza do mistério da vida, surpreendendo não só ao outro – o espectador -, mas também à si mesmo. Como diz Amir, a peça é a utopia que desejamos viver.
Por favor, os atores devem levar roupas leves, lenços e panos coloridos para o momento da dança. Até lá.

COMPRE SEU INGRESSO
DIAS E HORÁRIOS
  • Sábado, 12 de outubro das 8h às 18h
PREÇOS
  • VALOR R$30

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro.
Funcionamento: Seg - Sáb: 12:00 - 21:00 e Dom: 15:00 - 20:00.
Horário especial nos feriados.
Telefone: (31) 3201.5211 ou (31) 3243.1964

Loja Eventim - Shopping 5ª Avenida (sujeito a taxa de conveniência)
Rua Alagoas, 1314
Loja 20C– Savassi
BR - 30130-160 - Belo Horizonte

Crianças até 02 anos:
Crianças até 02 anos completos possuem gratuidade e permanecem no colo dos pais e/ou responsáveis legais.
A partir de 02 anos e 1 dia, a criança paga meia-entrada mediante apresentação da carteira de identidade ou certidão de nascimento

Meia-entrada:
A Partir de 1/12, de acordo com decreto n° 8.537 de 5 de outubro de 2015, só serão vendidos ingressos de “meia entrada de estudantes”, para aqueles que tiverem as CIEs ( Carteiras de Estudantes ) com os seguintes requisitos:
- Nome completo e data de nascimento do estudante
- Grau de escolaridade
- Foto do estudante
- Nome da instituição de ensino ao qual o estudante está matriculado
- Data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição
- Certificação digital observando o disposto no inciso 2º do Art 1º da lei nº 12.933 de 2013
. O decreto n° 8.537, não permite que os estabelecimentos aceitem boletos ou carteirinhas de cursos, como comprovantes para a compra da meia entrada.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

WhatsApp chat