Grande Theatro Unimed-BH
Show
22 de Junho

Festival Internacional de Piano Solo – FIP’S

Show | Livre | 90min.

BH sob as teclas mágicas de pianistas consagrados e revelações.

A capital mineira sediará a primeira edição do Festival Internacional de Piano Solo (FIPS), com apresentações, workshops e bate-papo.

No dia 22 de junho, Belo Horizonte será palco para uma grande celebração a um dos mais nobres instrumentos musicais: o piano. Novos e consagrados pianistas se encontrarão no Cine Theatro Brasil Vallourec para um dia dedicado a divulgação e valorização do instrumento. Idealizado pelo consagrado pianista Wagner Tiso, pela produtora Mariana Lisboa, com patrocínio da Cemig e do Governo do Estado de Minas Gerais, o Festival Internacional de Piano Solo fará a sua estreia em grande estilo.

Os workshops, masterclasses e pockets show serão gratuitos e não será necessário realizar inscrições. Música boa e grandes pianistas para todos, com direito a uma apresentação inédita de encerramento, com Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel, que ministrará o primeiro workshop do dia, às 10h30.

O pianista, flautista e compositor carioca, tem 25 anos de carreira. Suas composições atravessaram fronteiras, e chegaram a países como França e Estados Unidos. Ao final do workshop, Marcos Ariel fará um pocket show exclusivo para o público presente.

Às 14h, Cliff Korman assumirá as atividades. Além de se apresentar em eventos no país e no exterior, Cliff tem uma vasta experiência como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Manhattan School of Music, Escola de Música de Brasília e, atualmente, na Unirio.

Música, arte e direito será o tema abordado por Ricardo Bacelar, às 15h. Além de grande pianista, compositor e arranjador, Ricardo atua em discussões nacionais sobre direitos autorais, incentivo à cultura e é um militante a favor da música nas escolas. O seu trabalho contra o plágio foi referência para várias universidades do país.

Para quem aguardava por uma dobradinha com Wagner Tiso e Amilton Godoy, haverá um masterclass com os músicos, às 16h30. Com 60 anos de carreira, Wagner Tiso foi um dos fundadores do Clube da Esquina. Com mais de 30 álbuns lançados, o músico ainda coleciona trilhas para cinema, TV, teatro e duas peças sinfônicas completas. Reconhecido, principalmente, por sua atuação no Zimbo Trio, Amilton Godoy possui uma extensa trajetória musical. O maestro e arranjador é considerado um dos maiores pianistas do mundo e participou como convidado de orquestras regidas por Júlio Medaglia, Chiquinho de Moraes e Simon Bleche, além de inúmeras parcerias com artistas consagrados. Em 1973, criou, ao lado de Barsotti e Chaves e o baterista João Ariza, uma das mais importantes escolas de música do Brasil: o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical).

Para encerrar o festival, serão realizadas apresentações de piano solo. Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel subirão ao palco do FIPS. Os pianistas Luisa Mitre e Ricardo Itaborahy, além de se apresentarem, receberão os prêmios de revelação.

Luisa Mitre venceu a edição 2018 do Prêmio BDMG Instrumental, além de se destacar pelo melhor arranjo da premiação. Graduada em piano e música popular, e mestre em performance musical pela UFMG, a pianista integra o grupo Toca de Tatu. O seu CD solo de estreia será lançado ainda este ano. Além de ministrar aulas, Luisa se dedica a pesquisa sobre a linguagem da MPB no piano.

Neto do mestre Neném Itaborahy, Ricardo é hoje um dos destaques da nova geração de pianistas mineiros, apresentando-se ao lado de grandes nomes, como Milton Nascimento, Wagner Tido, Toninho Horta, João Bosco e o guitarrista norte americano Stanley Jordan. O pianista estudou no Centro Ian Guest de Aprofundamento Musical no Rio de Janeiro e na Escala Escola de Música e Centro Cultural Pró-Música, em Juiz de Fora.

Ficha técnica

Festival Internacional de Piano Solo (FIPS)
21h – Apresentações solo de Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman, Marcos Ariel, Luísa Mitre e Ricardo Itaborahy.
Encerramento: Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel

Workshops e Masterclasses – 22 de junho – sexta-feira
10h30 – Workshop Marcos Ariel
14h – Workshop com Cliff Korman
15h – Workshop Música, arte e direito Ricardo Bacelar
16h30 – Masterclass com Amilton Godoy e Wagner Tiso

Acesso gratuito aos workshops e masterclasses – Não é necessário realizar inscrição

Outros eventos que você pode gostar

Na Varanda
Show

20 de Junho

Dedé Tamietti

INFORMAÇÕES E INGRESSOS
Teatro de Câmara
Show

21 de Junho

Música Itinerante apresenta Tadeu Franco

INFORMAÇÕES E INGRESSOS
Teatro de Câmara
Show

22 de Junho

Em Cartaz Giancarlo Borba

INFORMAÇÕES E INGRESSOS
Teatro de Câmara
Show

23 de Junho

Sérgio Dall’orto

INFORMAÇÕES E INGRESSOS
COMPRE SEU INGRESSO
DIAS E HORÁRIOS
  • Sexta, 22 de junho às 21h
PREÇOS
  • INTEIRA R$ 10
  • MEIA R$ 5

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro.
Funcionamento: Seg - Sáb: 12:00 - 21:00 e Dom: 15:00 - 20:00.
Horário especial nos feriados.
Telefone: (31) 3201.5211 ou (31) 3243.1964

A Partir de 1/12, de acordo com decreto n° 8.537 de 5 de outubro de 2015, só serão vendidos ingressos de “meia entrada de estudantes”, para aqueles que tiverem as CIEs ( Carteiras de Estudantes ) com os seguintes requisitos:
- Nome completo e data de nascimento do estudante
- Grau de escolaridade
- Foto do estudante
- Nome da instituição de ensino ao qual o estudante está matriculado
- Data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição
- Certificação digital observando o disposto no inciso 2º do Art 1º da lei nº 12.933 de 2013
. O decreto n° 8.537, não permite que os estabelecimentos aceitem boletos ou carteirinhas de cursos, como comprovantes para a compra da meia entrada.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)