Grande Theatro Unimed-BH
Cinema
09 de Outubro

Uma Odisseia no Cine Brasil

Cinema | 149min

 

Clássico de Kubrick marca comemoração dos 5 anos do Cine Brasil

Referência cultural e arquitetônica no centro da capital mineira, o Cine Theatro Brasil Vallourec completa 5 anos.  Para comemorar o aniversário desse espaço que tem grande relevância na história de Belo Horizonte, o Cine Brasil exibe, no dia 09 de outubro, terça-feira, às 20 horas o cinquentenário “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. O longa é um clássico de um dos maiores cineastas da história do cinema mundial. O evento, denominado Uma Odisseia no Cine Brasil, vai acontecer no Grande Theatro Unimed-BH, com capacidade para 1.000 pessoas e ainda conta com trilha sonora ao vivo, executada pela Orquestra Opus e o Ars Nova – Coral da UFMG. Confira abaixo vídeo de divulgação do evento:

O polêmico 2001, que marcou a história do cinema, completa 50 anos. Por isso, a escolha em exibir essa obra  atemporal, principalmente pela forte provocação reflexiva. “Nada mais justo que celebrar os 5 anos de reabertura do Cine Brasil com uma Mostra de Cinema, afinal esta casa foi  precursora das grandes produções cinematográficas na cidade. Para celebrar este momento, é oportuna a escolha do diretor Stanley Kubrick, uma que vez esta obra completa 50 anos. Trata-se de um filme de referência para o cinema, pois concilia  de forma incomparável, diferentes e icônicas peças musicais, magníficos efeitos especiais e uma visão de futuro e de mundo até hoje intrigantes e atuais”, explica a gestora de planejamento e ação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec, Sandra Campos.

Escrito por um dos mais cultuados autores de ficção científica da época Arthur C. Clarke, o filme exibe a trajetória da humanidade começando em  nossos ancestrais, mostrando sua existência e sobrevivência, transpondo-se para a experiência humana e a sua relação com a tecnologia de ponta. Em seguida, o contato com a inteligência artificial e depois a sua relação com o espaço e o tempo, em uma viagem em que um astronauta interage consigo mesmo no presente, passado e futuro. Confira abaixo vídeo temático “Uma Odisseia no Cine Brasil” com depoimento de 3 cineastas sobre o Kubrick e o filme a ser exibido no dia 09/10.

No ano seguinte ao seu lançamento, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” conquistou a estatueta ganhando o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais” tendo também outras três indicações: “Melhor Direção”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhor Roteiro Original”. Para Clarke o  filme não é para ser de fácil entendimento e sim algo que as pessoas saíssem da sala do cinema para pensar, refletir, questionar. Ao lado de Clarke, Kubrick quis provocar de forma incômoda, a reflexão sobre a existência e o futuro do homem.

Com uma personalidade sempre presente em suas obras, mas nunca repetitivo, Kubrick era extremamente perfeccionista focado no que acreditava ser melhor para uma produção de muita qualidade. “Kubrick foi um homem que viveu para o seu próprio cinema, que travou com ele uma dolorosa, mas fascinante luta em busca da perfeição e da excelência forma e estética”, escreveu Rafael Ciccarini, curador do evento e da Mostra de Cinema para o site Cinema em Cena.

Concurso de Fotografia

Como parte das atividades de comemoração dos 5 anos, o Cine Theatro Brasil Vallourec promove um concurso de fotografia digital para registrar a fachada, áreas externas e internas do Cine. Há premiação e exposição virtual e coletiva  das imagens, além da publicação do material em um livro comemorativo. Saiba como participar pelo edital disponível em nosso site. Clique aqui para saber mais!

COMPRE SEU INGRESSO
DIAS E HORÁRIOS
  • Terça, 9 de Outubro às 20h
PREÇOS
  • INTEIRA R$10
  • MEIA R$5

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro.
Funcionamento: Seg - Sáb: 12:00 - 21:00 e Dom: 15:00 - 20:00.
Horário especial nos feriados.
Telefone: (31) 3201.5211 ou (31) 3243.1964

Loja Eventim - Shopping 5ª Avenida (sujeito a taxa de conveniência)
Rua Alagoas, 1314
Loja 20C– Savassi
BR - 30130-160 - Belo Horizonte

A Partir de 1/12, de acordo com decreto n° 8.537 de 5 de outubro de 2015, só serão vendidos ingressos de “meia entrada de estudantes”, para aqueles que tiverem as CIEs ( Carteiras de Estudantes ) com os seguintes requisitos:
- Nome completo e data de nascimento do estudante
- Grau de escolaridade
- Foto do estudante
- Nome da instituição de ensino ao qual o estudante está matriculado
- Data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição
- Certificação digital observando o disposto no inciso 2º do Art 1º da lei nº 12.933 de 2013
. O decreto n° 8.537, não permite que os estabelecimentos aceitem boletos ou carteirinhas de cursos, como comprovantes para a compra da meia entrada.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)