24 de novembro de 2017 • Cine Brasil/Eventos

Cine Theatro Brasil incentiva a produção artística mineira e promove intervenções em seus espaços alternativos – Território das Artes

Projeto Território das Artes reúne artistas mineiros em intervenções performáticas, exposição e espetáculo músico-poético 

Apresentações acontecerão no dia 28 de novembro, a partir das 17h com entrada franca para o público

Em um total de 48 inscrições, o Cine Theatro Brasil Vallourec definiu as três propostas que irão compor a primeira edição do projeto Território das Artes. Com o intuito de abrir espaço para artistas independentes e interessados em exibir suas criações em espaços alternativos do centro cultural, a iniciativa vai colocar o público frente a frente com jovens nomes da cena mineira em apresentações gratuitas que misturam performance, instalação artística, música e poesia.

As produções artísticas selecionadas para apresentação são:

“Pequenos fragmentos de uma cidade de chão”, do Coletivo Provisórias. É um percurso performático que será realizado no coração da Praça Sete. A proposta busca estabelecer um diálogo entre as atrizes do coletivo e fragmentos do espaço urbano. Após o percurso, as pessoas ocuparão o hall do centro cultural em uma “Jam Livre” em que uma composição musical será improvisada a partir da experimentação vivenciada durante o percurso, transpondo os signos e estímulos do espaço urbano em dança, teatro e performance.

“Pequenos fragmentos de uma cidade de chão”, do Coletivo Provisórias

“Pequenos fragmentos de uma cidade de chão”, do Coletivo Provisórias

“Maldito – Todas as palavras que já foram suas”, de Octávio Cardozzo e Bruna Kalil Othero. É um espetáculo músico-poético com canções clássicas de grandes compositores da música popular brasileira como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Nelson Gonçalves e Gonzaguinha; e de nomes recentes da música mineira, como Rafael Dutra, Irene Bertachini, Deh Mussulini, Pedro Santos e do próprio Octávio. Todas as músicas trazem a mesma inspiração: o coração partido. O cantor cria uma história ficcional, em clima mais íntimo e mais intenso, por meio de arranjos mais delicados dessas canções, construindo  uma narrativa de amor, com todos os seus altos e baixos, mostrando que nenhuma paixão é em vão.

“Maldito – Todas as palavras que já foram suas”, de Octávio Cardozzo e Bruna Kalil Othero

“Maldito – Todas as palavras que já foram suas”, de Octávio Cardozzo e Bruna Kalil Othero

A instalação “Élégance avec Décadence”, de Mirele Brant. Por meio de uma grande instalação composta por diversos televisores e fragmentos de corpos humanos, a artista multimídia Mirele Brant, expõe a fragilidade e a decadência do Star System. Neste sistema, os grandes estúdios de Hollywood  mantinham as estrelas em uma espécie de contrato exclusivo no qual eram submetidas a uma vida repleta de abusos emocionais e sexuais para manutenção do status de modelos da beleza e do comportamento das mulheres nas décadas de 20, 30, 40 e 50.

“Élégance avec Décadence”, de Mirele Brant

“Élégance avec Décadence”, de Mirele Brant

“As criações selecionadas trazem consigo o debate sobre as fronteiras das linguagens artísticas. Todas se abrem para uma relação híbrida, tanto com outros estilos e manifestações quanto com o espaço onde se apresentam”, afirma Cleidisson Dornelas, coordenador de cultura do Cine Theatro Brasil Vallourec.

Sobre o Território das Artes

Iniciativa de fomento à produção e criação artística, o Território das Artes tem como objetivo promover a ocupação de espaços alternativos do Cine Theatro Brasil Vallourec, criando oportunidades para intervenções artísticas inéditas com potencial de valorização e promoção das estruturas do centro cultural. O Território das Artes visa, também, contribuir com a divulgação, formação de plateia, circulação e acesso aos bens culturais, além de fomentar novos talentos da produção cultural de Belo Horizonte.  As intervenções artísticas ocorrerão em novembro em datas a confirmar.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *