13 de novembro de 2017 • Mostra Oscar: Uma Outra História

Abertura da Mostra ‘Oscar: Uma Outra História’ contará com debate gratuito entre especialistas. Confira a programação completa!

Seleção de filmes propõe um novo olhar sobre títulos que não obtiveram o reconhecimento do maior prêmio do cinema mundial e ainda assim se tornaram grandes clássicos

Programação terá exibições, curso de cinema e debates a preços populares 

A história do cinema hollywoodiano e mundial percebida por uma óptica um pouco diferente. Essa é a proposta da nova mostra realizada pelo Cine Theatro Brasil Vallourec, “Oscar: uma outra história”. De 20 a 30 de novembro, o público poderá ver e rever 10 filmes que se tornaram clássicos da história do cinema, mas que não foram agraciados com o reconhecimento maior da academia norte-americana. A programação incluirá exibições, curso e debates sempre a preços populares.

“A nossa programação tem o intuito de dar luz ao maior prêmio do cinema mundial e debater suas qualidades, seus problemas, o quanto ele corresponde ou não a uma concepção artística, industrial e comercial do cinema. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do cinema a partir da festa do Oscar, numa perspectiva crítica, que vai refletir sobre esse importante símbolo na cabeça das pessoas e no imaginário social”, explica Rafael Ciccarini, curador da mostra.

Os filmes serão inteiramente exibidos com cópias restauradas em DCP, que garantem qualidade técnica de ponta para os filmes. Confira a programação completa:

Programação-Completa-para-Site

Garanta já seu ingresso 😉 Clique aqui!

ABERTURA TERÁ COM DEBATE ENTRE CRÍTICOS E ESPECIALISTAS

Para o pontapé inicial da programação, a mostra reunirá o curador e mais três críticos e especialistas em cinema, Carolina Braga, José Ricardo e Luiz Carlos Oliveira Junior, para o debate “As maiores injustiças do Oscar”, que será realizado no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro de Câmara. O encontro será uma oportunidade para se refletir sobre a proposta curatorial da mostra e os filmes, além da própria história do cinema norte-americano. Debatedores e público vão compartilhar juntos suas impressões sobre o Oscar e trazer à tona outros exemplos que marcaram a história do prêmio.  (Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 1 hora antes do debate)

Sobre os debatedores

  • Luiz Carlos Oliveira Jr.

    Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico de cinema e pesquisador. Autor do livro A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo (Papirus, 2013). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo. Ex-editor da revista eletrônica Contracampo. Já publicou diversos artigos em catálogos e livros de estudos de cinema e afins. Colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Cinética, Interlúdio, Foco e para o Guia da Folha de S. Paulo. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, CineSESC, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas. Foi curador das mostras “Vincente Minnelli: Cinema de Música e Drama” (CCBB, São Paulo e Rio de Janeiro, 2011) e “Jacques Rivette: Já não somos inocentes” (CCBB, São Paulo e Rio de Janeiro, 2013).

  • Carolina Braga

    Carolina Braga é jornalista cultural desde 2001. É idealizadora do Culturadoria, projeto multiplataforma de curadoria de informação sobre artes, eventos e espetáculos, professora nos cursos de comunicação do UNI-BH e consultora no Sebrae-MG. Colaborou com veículos como Rádio Guarani, TV Alterosa, Estado de Minas, Revista Bravo e Correio Braziliense. É doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidad Autónoma de Barcelona em convênio com a UFMG.

  • Rafael Ciccarini

    Rafael Ciccarini é doutor em Artes – Cinema pela UFMG, mestre em Artes Visuais – Cinema pela UFMG e Graduado em História pela UFMG. Ciccarini atuava como diretor do Instituto de Comunicação e Artes – ICA e dos Campi Liberdade e Barro Preto da Una. Ainda dentro da Una, foi coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual e professor. Além da experiência na gestão acadêmica, possui destacada trajetória na gestão cultural, tendo atuado como curador, crítico e produtor de diversos eventos nas áreas das artes e cultura de Belo Horizonte.

  • José Ricardo Jr.

    Doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. É professor e pesquisador na área de História do Cinema e Preservação de arquivos audiovisuais. Dirigiu o Museu da imagem e do som de BH de 2015 à 2016.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

2 respostas para “Abertura da Mostra ‘Oscar: Uma Outra História’ contará com debate gratuito entre especialistas. Confira a programação completa!”

  1. […] Abertura da Mostra ‘Oscar: Uma Outra História’ contará com debate gratuito entre especialistas… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *