19 de outubro de 2017 • Educativo/Exposições

Educativo Cine Brasil recebe grupos de estudantes na exposição “O Baú de Álvaro Apocalyse”, criador do Grupo Giramundo

Está aberta gratuitamente para o público, até o dia 5 de novembrode terça a domingo, das 11h às 19h, a exposição “O Baú de Álvaro Apocalypse”, que reúne mais de 100 obras do criador do Grupo Giramundo. A exposição recebe também grupos de estudantes para entrarem no mundo do artista.

Entre esses grupos, no dia 09 de outubro, recebemos as crianças de 3 a 6 anos do Instituo Educacional Faculdade da Criança. Logo no primeiro piso das galerias do Cine Theatro Brasil Vallourec, a percepção ganha voz com falas do tipo “ele é pintor” e “ele faz desenhos iguais aos nossos”.

blog
E enquanto os pequenos exercitavam a imaginação vendo as pinturas, nossa guia trouxe um pequeno boneco que fascinou a todos e os revelou que no próximo andar haveria mais bonecos e bem maiores. A diversão só estava começando!

Em seguida, os visitantes atravessaram os dois corredores da galeria pela passarela de vidro, estrutura que dá visibilidade para o antigo telhado do Cine Brasil. Para as crianças, tudo ganha um novo significado e a passarela se torna uma corda bamba, só podendo andar nos eixos. E o melhor, se sair do eixo, ainda estará seguro.

Sempre lembrando e tomando conta do coleguinha, o lema era “passeio de mãozinha para trás e só ver com os olhos”.

Eles entraram na galeria dos grandes bonecos e logo perceberam que as obras  são uma representações das pinturas que eles já haviam visto anteriormente. E, nessa percepção de adaptação, foram notando pequenos detalhes que só as pinturas possuem e os bonecos, não, surpreendendo os adultos com olhares detalhistas.

blog4

E, então, em um momento de pausa para conhecer o processo de criação do artista todos ficaram quietinhos admirando a projeção. No meio de tantos detalhes, visões únicas, bonecos grandes e pequenos e quadros, uma menina se alegra ao analisar a instalação de um pequeno teatro de bonecos representando uma idosa em sua casinha acompanhada de seu gato: “parece minha vovó, e o gato é igual o dela”.

blog5

Esse é o objetivo do Programa Educativo do Cine Theatro Brasil Vallourec: despertar nas crianças seu senso crítico, ligar as sensações mais diversas de identificação com a arte e o cotidiano.

Venha nos visitar! Entre em contato pelo e-mail: educativoctbv@gmail.com

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *