
Cine Theatro Brasil Vallourec celebra quatro anos com exposição de obras de Álvaro Apocalypse
O Baú de Álvaro Apocalypse” convida o público a visitar as galerias do Cine Theatro Brasil Vallourec e conta com obras interativas e oficinas de bonecos para crianças e apresentação teatral.
Em outubro, o Cine Theatro Brasil Vallourec completa quatro anos desde sua restauração e reabertura para o público. Para celebrar a data, entre os dias 03 de outubro e 05 de novembro os dois andares de galerias do centro cultural recebem a exposição inédita e gratuita: “O Baú de Álvaro Apocalypse”. Criador do Grupo Giramundo e multiartista, o mineiro de Ouro Fino deixou um extenso legado de sua rica trajetória como pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, professor, museólogo e publicitário.
A exposição gratuita conta com 100 obras e aproximadamente 25 bonecos do Giramundo, que guião o público pelas diversas etapas da carreira do artista e mostrão um pouco do processo criativo de um dos grupos teatrais mais renomados do país. A curadoria de Paulo e Adriana Apocalypse, neto e filha do artista, leva ao público quadros criados a partir das mais variadas técnicas e sobre diversos temas, representando sua a pluralidade artística e criativa.
A grande novidade interativa da exposição está em quadros em alto relevo, criados a partir de uma técnica de impressão 3D, que cumprem o papel inclusivo à mostra, permitindo que pessoas com deficiência visual possam apreciar o trabalho do artista. A proposta é que dois quadros em exposição estejam expostos com suas versões em alto relevo ao lado para que os visitantes possam tocá-lo e desfrutar do conteúdo exposto.
Oficina e espetáculo para as crianças
As crianças que forem ao Cine Brasil conhecer e admirar o trabalho de Álvaro Apocalypse poderão participar de uma oficina gratuita de construção de bonecos ministrada pelos integrantes do Grupo Giramundo. A ação acontecerá no dia 18 de outubro em ação realizada pelo Cine Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo o e-mail: educativoctbv@gmail.com
No dia 12 de outubro, também dentro da programação comemorativa infantil realizada pelo Cine Theatro Brasil Vallourec, o público poderá assistir ao espetáculo O Carnaval dos Animais, do Grupo Giramundo. A peça, inspirada na obra do francês Charles Camille de Saint-Saëns no século XIX, traz a maior coleção de marionetes a fio reunida em uma peça do repertório do Grupo. O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta para todos os animais, exceto os de boca grande. A decisão gera conflito com alguns bichos que usam artifícios para participarem da confraternização.
Sobre o artista
Álvaro Brandão Apocalypse era mineiro de Ouro Fino. Pintor, ilustrador, gravador, cenógrafo e fundador de um dos grupos teatrais mais renomados do país, o Giramundo. O multiartista estudou gravura em metal e litografia na Escola Guignard e anos mais tarde se tornou professor da Escola de Belas Artes da Faculdade de Arquitetura da UFMG, onde lecionou por décadas. Em uma incursão pela Europa, coordenou o Ateliê de Tecnologia do Instituto Internacional de Marionetes, em Charleville-Mèziéres, França. Realizou desenhos e atuou como ilustrador em várias publicações, como o álbum de gravura Minas de Guimarães Rosa, publicado em 1977 pela Imprensa da UFMG, entre outros. Em 2011, foi publicado com o patrocínio da Vallourec, o livro “Álvaro Apocalypse – memória em construção”, de autoria de Marcio Sampaio e coordenação de Robson Soares. Segundo Madu Vivacqua: “Um relato criterioso e afetivo, fruto saboroso de conversas, entrevistas e confidências entre os dois amigos”.
Deixe uma resposta