Cine Brasil e Praça Sete 18 de abril de 2017 • Cine Brasil/Educativo

3 momentos em que o Cine Theatro Brasil impulsionou a história de Belo Horizonte.

Que a história de Belo Horizonte é repleta de tradição, não é segredo pra ninguém. O que talvez você ainda não saiba é que para entender a verdadeira história da capital mineira, é fundamental conhecer também a história do Cine Theatro Brasil, reconhecido pelos belo-horizontinos como um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

Neste post, você vai descobrir 3 momentos em que a história de Belo Horizonte e do Cine Brasil se cruzaram, impulsionando o desenvolvimento da capital.

1. O Cine Brasil revolucionou a engenharia em Belo Horizonte

Estrutura do antigo telhado do Cine Brasil

Estrutura do antigo telhado do Cine Brasil – Foto Thiago Fernandes

A fundação do prédio do Cine Brasil, em 1932, trouxe para Belo Horizonte uma nova concepção na utilização de espaços na cidade, pois reunia em um único local: sala de cinema; galerias comerciais; bares e escritórios.

O prédio permaneceu como o mais alto de Belo Horizonte até 1943, e seu terraço era usado como mirante com vista para a Serra do Curral, marco geográfico mais representativo da região metropolitana da cidade.

2. O estilo arquitetônico do Cine Brasil e de outros prédios importantes da cidade

Vidrilhos do Cine Brasil no estilo Art Deco

Vidrilhos do Cine Brasil no estilo Art Deco – Foto Thiago Fernandes

O edifício do Cine Theatro Brasil se destaca na paisagem urbana devido a sua fachada em ângulo curvilíneo, que demarca a esquina da Avenida Amazonas com a Rua dos Carijós, e seu acabamento típico do estilo arquitetônico Art Déco. As características arquitetônicas deste prédio tornaram o Cine Theatro Brasil um ícone da modernidade e marco na evolução técnica da engenharia em Belo Horizonte.

Inspirado na arquitetura francesa, com volumes geométricos bem definidos, pouca ornamentação, vitrais de ferro e vidro martelado e revestimento das fachadas em pó́ de pedra, a construção do prédio também foi pioneira na utilização de concreto armado, importado da Inglaterra, abrindo portas para propostas modernistas na história de Belo Horizonte.

3. O Cine Brasil foi precursor da cultura de massa em BH

Público em frente ao Cine Brasil para assistir ao espetáculo "Mulheres e Música" - Foto do antigo teatro

Público em frente ao Cine Brasil para assistir ao espetáculo “Mulheres e Música” – Foto do antigo teatro

O Cine Brasil foi fundando para ser um espaço democrático, e exibia jornais nacionais e internacionais antes dos espetáculos.

Sempre muito visitado pela população belo-horizontina, a casa abrigou, até 1999, não apenas diversas formas de arte, teatro, ópera, música, como também dezenas de salas comerciais. Além disso, em 1952, foi inaugurado ali o primeiro Restaurante Popular, por Juscelino Kubitschek, onde atualmente funciona o Teatro de Câmara.

Como você viu, a história de Belo Horizonte vai além daquela que geralmente é contada. Patrimônios históricos da cidade, como o Cine Theatro Brasil Vallourec, foram fundamentais para grandes avanços da capital.

Agora que você sabe disso, que tal conhecer ainda mais sobre Belo Horizonte através dos espaços e história do Cine Brasil?

Clique para conhecer o programa Educativo Cine Brasil e agendar sua visita gratuita.

Não arrisque perder o espetáculo que você está esperando!

Receba tudo por email!

(não enviaremos spam!)

Confira também

Deixe uma resposta